Anuncios

domingo, 31 de janeiro de 2010

Avaliação dos benefícios de uma política ambiental

Zitzke (2002) define a gestão ambiental pública como sendo a ação do poder púbico, conduzida segundo uma política pública ambiental (Quadro 1). Entende-se por política pública ambiental o conjunto de objetivos, diretrizes e instrumentos de ação, de que o poder público dispões para produzir efeitos desejáveis sobre o meio ambiente.

Quadro 1: Características e abordagens estratégicas da gestão ambiental dentro de uma política ambiental


Para Braga (2002) uma política ambiental deve ter como resultado mínimo uma redução da deterioração da qualidade ambiental, quando comparada com o que ocorreria caso essa política não fosse implantada.
Discorre ainda que com a implantação de políticas ambientais a sociedade e os indivíduos passam a ter à sua disposição um ambiente potencialmente capaz de propiciar a satisfação de uma série de demandas antes impossíveis de serem atendidas. Elas vão desde as de natureza psicológica, ligadas ao prazer estético da contemplação do ambiente belo e acolhedor, passando pelas diretamente ligadas à produção e a eficiencia do processo produtivo, como é a redução das perdas de materiais e equipamentos em um ambiente menos agressivo, chegando até as ligadas à saúde.
Conforme Zitzke (2002) o projeto deve visar uma reeducação integral e coletiva na qual é tão importante quando à ação e o comportamento (tidos como finalidade em muitos projetoseducativos denominados "ambientais) o caráter "crítico", pois sem a reflexão individual e coletiva, a ação, seja ela qual for, não possui significado e os comportamentos se traduzem como reações de conformismo.
Jacobi, (1997) comenta que o grande desafio que se coloca é, por um lado, gerar empregos com práticas sustentáveis e, por outro, fazer crescer o nível de consciência ambiental, ampliando as possibilidades de a população participar mais intensamente nos processos decisório como um meio de fortalecer a sua coresponsabilização na fiscalização e controle dos agentes responsáveis pela degradação socioambiental.
Por meio de processos físicos, químicos e biológicos há uma melhoria da qualidade ambiental. Em consequência, por causa dos processos econômicos, esse ambiente melhorado passa a constituir-se um bem ou serviço para o qual existe demanda e ao qual as pessoas atribuem maior valor (BRAGA,2002).

MIRANDA, 2009.

2 comentários:

  1. Maravilhoso seu blog,vou sempre passar por aqui.
    Eu trabalho com artesanato,quando vc tiver um tempinho dá uma espiadinha no meu blog! =] um abraço e parabéns

    ResponderExcluir