sábado, 14 de novembro de 2009

Galões com validade


Porque os galões de 10 e 20 litros de água agora têm prazo de validade?

A resposta é bem simples. Esses galões fortes e robustos, podiam serem usados inúmeras vezes pelas envasadoras, só que esses galões sofrem desgaste conforme o tempo e se tornam porosos, deixando a embalagem mais frágil e o produto envasado mais suscetível à aderência de contaminantes.Com a portaria nº 387/2008 do DNPM, determina a validade de 3 anos à partir da data de fabricação da embalagem.
Segundo a NT 001/2009, que trás as “ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA O APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS MINERAIS E POTÁVEIS DE MESA” inciso 4.9.2.1 As embalagens retornáveis, com prazo de validade vencido e sem certificação, devem ser rejeitadas e destruídas, observado o disposto na Portaria N° 387/2008, alterada pela Portaria N° 358/2009, aplicáveis as sanções previstas na legislação.

Reciclagem
Não são todos os galões que as cooperativas e empresas de reciclagem aceitam. “Pegamos apenas aqueles recipientes de Pet ou PP. Aqueles que são de PVC e PC são lixo, não servem para reciclagem”, diz Aguinaldo. Germano, vice-presidente da Cooper Maringá, cooperativa de reciclagem. Ele explica que o tipo de material usado na fabricação está no fundo do vasilhame. Germano diz que a cooperativa recebe o material como doação. “Em casos de grande quantidade, nós podemos até ir buscar com o caminhão da cooperativa. Mas, quando é pouco, o distribuidor tem que trazer aqui na cooperativa”, explica, afirmando que considera grande quantidade um estoque acima de cem vasilhames. (http://odiariomaringa.com.br/noticia/228131)