Anuncios

sábado, 14 de novembro de 2009

Galões com validade


Porque os galões de 10 e 20 litros de água agora têm prazo de validade?

A resposta é bem simples. Esses galões fortes e robustos, podiam serem usados inúmeras vezes pelas envasadoras, só que esses galões sofrem desgaste conforme o tempo e se tornam porosos, deixando a embalagem mais frágil e o produto envasado mais suscetível à aderência de contaminantes.Com a portaria nº 387/2008 do DNPM, determina a validade de 3 anos à partir da data de fabricação da embalagem.
Segundo a NT 001/2009, que trás as “ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA O APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS MINERAIS E POTÁVEIS DE MESA” inciso 4.9.2.1 As embalagens retornáveis, com prazo de validade vencido e sem certificação, devem ser rejeitadas e destruídas, observado o disposto na Portaria N° 387/2008, alterada pela Portaria N° 358/2009, aplicáveis as sanções previstas na legislação.

Reciclagem
Não são todos os galões que as cooperativas e empresas de reciclagem aceitam. “Pegamos apenas aqueles recipientes de Pet ou PP. Aqueles que são de PVC e PC são lixo, não servem para reciclagem”, diz Aguinaldo. Germano, vice-presidente da Cooper Maringá, cooperativa de reciclagem. Ele explica que o tipo de material usado na fabricação está no fundo do vasilhame. Germano diz que a cooperativa recebe o material como doação. “Em casos de grande quantidade, nós podemos até ir buscar com o caminhão da cooperativa. Mas, quando é pouco, o distribuidor tem que trazer aqui na cooperativa”, explica, afirmando que considera grande quantidade um estoque acima de cem vasilhames. (http://odiariomaringa.com.br/noticia/228131)

2 comentários:

  1. E COMO É FEITA A RECICLAGEM DESTE MATERIA Q É INUTUTILIZADO E Ñ SERVE MAIS PRA USO?
    E DEPOIS DE RECICLADO O QUE É FEITO COM ELES ELES VIRAM GALÇAO NOVAMENTE OU VIRA OUTRO PRODUTO DIFERENTE?

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Respondendo a questão:
    Assim como os outros tipos de plástico, mais comuns, utilizados para embalagens, este deve ser lavado, triturado e depois sofrerá o processo de aquecimento até o ponto desejado, para colocar na forma e transformar em novos produtos.
    Os produtos de plástico reciclado não podem ser utilizados para embalar alimentos (norma da ANVISA), mas pode ser utilizado para os outros diversos fins.

    Espero ter esclarecido sua dúvida.
    Obriada pelo comentário, Jeferson.

    ResponderExcluir