Anuncios

sábado, 6 de março de 2010

Carvão Brasileiro: tecnologia e meio ambiente



www.cetem.gov.br/publicacao/CTs/CT2008-094-00.pdf

O livro com este título aborda os diferentes aspesctos ambientais da mineração de carvão: lavra, processamento, impactos sobre o meio fisico, revegetação, fitorremediação e gestão de áreas impactadas.
Acredita-se que o livro é de grande utilidade para profissionais, estudantes e empresários do setor produtivo e consumidor de carvão e poderá constituir-se em referencia nacional sobre a tecnologia do carvão e poderá constituir-se em uma referencia nacional sobre a tecnologia do carvão e suas implicações ambientais.
Na seção 5 - Gestão de Áreas Impactadas - encontra-se o artigo escrito por mim e mais dois amigos - Meio ambiente urbano, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida em áreas degradadas pela mineração de carvão no sul de Santa Catarina: o caso dos bairros de São Sebastião e Paraíso (Cricúma), e Rio Fiorita (Siderópolis) a convite  do CETEM. Artigo de fechamento do livro, este enfoca a questão social da mineração de carvão e sua marca deixada nas familias, marcas boas e ruins. Modéstia a parte ficou muito bom não só o artigo mas o livro como um todo vale a pena ler.

MIRANDA, et.al.Meio ambiente urbano, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida em áreas degradadas pela mineração de carvão no sul de Santa Catarina: o caso dos bairros de São Sebastião e Paraíso (Cricúma), e Rio Fiorita (Siderópolis) in: Carvão Brasileiro: tecnologia e meio ambiente. Rio de Janeiro:CETEM/MCT, 2008. 273-289. ISBN:978-85-61121-18-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário