Anuncios

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Tijolo ecológico

Uma casa verde não é sinônima de moradia primitiva, sem energia elétrica ou água quente, mesmo por que muitos de nos não querem abrir a mão do luxo e bom gosto.
A idéia das construções ecologicamente corretas é manter todo o conforto da vida moderna reduzindo o impacto ambiental.
Formato com encaixes que permitem um assentamento com pouca argamassa e também tem furos para passagem da hidráulica e elétrica.


O tijolo é feito de uma mistura de 95% de terra e 5% de cimento, compactados em prensa hidráulica, curados com água atingido excelente resistência final.
Vantagens:
Economia do custo final em até 50% da parede de tijolo ecológico em relação ao uso de tijolo 6 furos.
Diminui o tempo de construção em 30% com relação a alvenaria convencional, devido aos encaixes que favorecem o alinhamento e prumo da parede.
Redução de uso de madeiras nas caixarias dos pilares e vigas em quase zero; 70% do concreto e argamassa de assentamento; e 50% ferro.
Durabilidade maior do que o tijolo comum, pois chega a ser até 6 x mais resistente.
Alivia o peso sobre a fundação evitando gastos desnecessários com  estacas mais profundas e sapatas maiores.
Fácil acabamento da parede com o uso de apenas um impermeabilizante a base de silicone ou acrílico, e rejunte flexível (varias cores da vedacit e votaran).
Revestimento é simples usando-se direto sobre tijolo apenas uma fina camada (5mm) de reboco, textura, gesso ou graffiato.
O assentamento dos azulejos é direto sobre os tijolos.
Obra mais limpa que não tem o quebra-quebra das paredes depois de prontas para a passagem de fios elétricos e canos hidráulicos, e que evita velho desperdício de 10% de materiais.
É fácil e rápido de construir, não precisando de mão de obra especializada, diminuído o tempo de construção e proporcionado economia de até 30% nos custos finais da parede.
Comparando os custos de construções em alvenarias/m2 (R$)
Tijolo Ecológico                Bloco de cimento               Tijolo 6 furos            75,14                                   96,86                          108,15                   22,42%                     em relação ao bloco                   --                     30,52%                                  --                  em relação ao 6 furos
http://www.ecolaria.com.br

2 comentários:

  1. Onde encontrar isso? Os pedreiros já estão aptos a utilizar esta tecnologia???

    ResponderExcluir
  2. Sim, a colocação deste tipo de tijolo é ainda mais fácil e rápida.
    Os furos formam espaços perfeitos para o encanamento e instalações elétricas.
    A colocação é mais rápida pois eles se encaixam e é necessário menos cimento para sua fixação.

    ResponderExcluir